quinta-feira, 5 de maio de 2011

Entrevista Kátia Arakaki


Kátia Arakaki tem 24 anos e treina taekwondo há 16. Desde que começou a competir nacionalmente foi se projetando como uma das principais atletas brasileiras de taekwondo peso a peso. Apesar de disputar em uma categoria na qual a concorrência internacional é bastante acirrada, esta paulista da cidade de Marília está entre as cinco primeiras do ranking mundial na categoria até 46 Kg. No Mundial deste ano, na Coréia do Sul, Kátia não conseguiu passar na segunda luta pela atleta da China Taipei, Lee Wan Chen. O placar foi apertado: 2 x 1. Este ano, no entanto, já esteve no segundo degrau do pódio no Open da Bélgica. A missão agora é subir novamente nos Jogos Pan-Americanos e conquistar a vaga para as Olimpíadas de Londres ano que vem.

Aluna do Mestre Sander Borba, com quem treina até hoje, Kátia diz que vive um de seus melhores momentos na carreira desportiva. Ano passado conquistou duas medalhas de ouro: uma no Mundial Militar e outra no Campeonato Pan-Americano. No mesmo ano foi Prata nos Jogos Sul-Americanos e no Mundial Universitário.

CBTKD: Como você faz a sua preparação física?

Kátia Arakaki: Faço treinamento físico de segunda a sábado. A duração da sessão depende do tipo e intensidade do treino. Musculação, pliometria, flexibilidade, treinamento específico com elástico, corridas e outras atividades fazem parte da minha programação.

CBTKD: Como você enxerga o nível técnico dos atletas de outros países em relação aos do Brasil, sobretudo na sua categoria?

Kátia Arakaki: Acredito que em relação à parte técnica o Brasil possui grandes atletas que se igualam ou são superiores aos de outros países, entretanto o que mais influencia nos resultados é a parte tática; os atletas de outros países se adaptam mais rápido às mudanças nas regras, ao colete eletrônico e à arbitragem.

CBTKD: Qual a sua principal adversária na seletiva pan-americana para os Jogos Olímpicos do ano que vem?

Kátia Arakaki: Todas! Quando se fala em Seletiva Olímpica não existe adversária fácil, todas estão muito bem preparadas e merecem atenção.

CBTKD: Quais as suas expectativas como atleta com esse novo aporte financeiro vindo da Petrobrás?

Kátia Arakaki: São as melhores; as viagens internacionais e o suporte financeiro para investir no treinamento e em intercâmbios era o que estava faltando para o taekwondo brasileiro. Agora só temos que aproveitar a oportunidade para mostrar o talento e a capacidade dos atletas.

CBTKD: Fora dos treinamentos e das competições, como é a Kátia Arakaki: seus gostos; tipo de diversão, lazer e hobby?

Kátia Arakaki: Gosto de sair com os amigos, assisto muitos filmes, adoro brincar com a minha sobrinha, gosto de sair para dançar e, quando posso, aprecio uma bela refeição.

CBTKD: Faça as suas considerações finais.

Kátia Arakaki: Só gostaria de agradecer a atenção e oportunidade. Um grande Abraço!

Fonte: CBTKD

Nenhum comentário:

Postar um comentário